segunda-feira, 24 de agosto de 2009

3º COL; CAD 2 - Dossiê Feminismo Beta 1.0


Como prometido, posto aqui uma lista de muito material interessante para enriquecer o conhecimento de vocês em relação ao papel da mulher na sociedade e as lutas feministas. Devido ao grande volume de informação, posto aqui apenas os links que dão acesso às reportagens. Boa leitura!

Lembrete do que o professor falou em aula:

Cumprindo a tradição de tornar sociológico as coisas mais banais da sua vidinha de adolescente, seguem aqui algumas coisas que o titio Alvaro ensinou na aula:
- Todo esse lance de "pedir a mão pro pai", "o pai (ou qualquer outro homem, até um pirralho bocó de 5 anos) entregar a noiva", "a mulher casada adotar o sobrenome do marido" são heranças machistas de quando a mulher era vista como uma "coisa"  e como "inepta".
- A criação da pilula concepcional e a regulamentação de leis sobre o divorcio são conquistas feministas.
- Machismo não é um padrão de comportamento unicamente masculino, sendo também adotado e transmitido pelas mulheres em uma série de atitudes cotidianas. 

 
Reportagens e artigos interessantes

Que Mulher é essa? – reportagem da revista Superinteressante que analisa o papel e as conquistas das mulheres no decorrer da história.

Guerra dos Sexos – reportagem da revista Superinteressante sobre as diferenças físicas entre homens e mulheres em competições esportivas, bem como a discussão sobre competições que poderiam ser disputadas sem separação por gênero.

Ela se casou com ela mas ela virou ele – reportagem da revista Veja que aborda o fenômeno relativamente novo de lésbicas que fazem incursões cirúrgicas e hormonais para se tornarem homens. Excelente reportagem para discussão, devido toda a polemica envolvida (leia pra saber). Atente para as mudanças de comportamento observadas por uma dessas mulheres (ou ex-mulher :P) que passou a ingerir testosterona.

A Crise do Macho – Entrevista com o psiquiatra Luiz Cuschnir a revista Veja. Especialista em pacientes masculinos, ele explica como o Homem “se perdeu” na crise de identidade da vida moderna. E é claro, dá umas dicas sobre isso.

O sexo oprimido – Entrevista com o Historiador Israelense Martin Van Creveld a revista Veja. Ele afirma (e apresenta argumentos) que os verdadeiros oprimidos são os machos da espécie humana...

Qual o verdadeiro sexo frágil - nesse artigo curtinho e bacanudo, o biólogo Atila Lamarino explica algumas desvantagens evolutivas que os machos da espécie humana carregam em si (gosh!! O_o)

Violência contra a mulher – edição do Globo Repórter que mencionei na aula. Infelizmente, não consegui encontrar o vídeo do programa, mas a versão escrita dele também é bastante elucidativa (nota: pra navegar nos blocos, você tem que selecionar o tema num pequeno menu na parte superior. Procura com cuidado que é fácil achar o lugar).

Breve história da emancipação feminina: reportagem curtinha e bacana com uma linha do tempo das lutas e conquistas femininas.

Macho ensimesmado? - Um artigo sociológico analisando o novo papel da mulher na sociedade a reação masculina frente a isso.

Filmes que podem enriquecer o assunto:

Malena (Malèna); de Giuseppe Tornatore – Na trama, a viúva de um soldado desperta paixões em um grupo de garotos, em uma pequena cidade da Sicília. A história é interessante porque dá margem para diversas discussões sobre a “maldição” de ser bonita demais (e bota bonita nisso, zezuis!) e sobre as pequenas guerrilhas que as mulheres travam com elas mesmas. Nota: esse filme pode ser encontrado em uma das locadoras de Ibirá – a que fica no “shopping” (shopping?? Haiuhaiuhaiuhai :P). Em Uchoa não tenho conhecimento sobre a disponibilidade ou não.

 Meninos Não Choram (Boys Don't Cry);  de Kimberly Peirce – Baseado numa história real, o filme mostra a trajetória de uma mulher que ousa reivindicar uma identidade masculina em uma pequena cidade rural americana (e as conseqüências trágicas que isso acarreta). A pergunta que fica, e que seria legal debater, é se a protagonista sofre seu final trágico simplesmente por ser lésbica ou também pela “ofensa” de ser uma mulher ousando entrar num mundo de homens (o machismo é uma característica forte em varias comunidades rurais americanas). Nota: achável em quase todas as locadoras.

 O Silêncio dos Inocentes (The Silence of the Lambs); de Jonathan Demme - Uma jovem agente do FBI busca ajuda com um perigoso psicopata canibal para desvendar mistério em torno de uma assassino que tira a pele de suas vítimas. Apesar de ser um filme de suspense, é um dos melhores filmes a discutir o papel da mulher na sociedade moderna (cada vez mais entrando nos espaços que eram só de homens, mas quase nunca sendo bem recebida). Nota: achável em quase todas as locadoras.

Uma Equipe Muito Especial (A League of Their Own); de Penny Marshall - Com os jogadores profissionais lutando na 2ª Guerra Mundial, os donos de times decidem criar uma liga feminina de baseball. Filme muito bacana, pois mostra um pouco como foi o “up” que as mulheres receberam graças a Segunda Guerra Mundial (um dos fatores chave para a mulher reivindicar um espaço maior na sociedade, e origem de quase todas as discussões feministas do Séc. XX. Nota: eu acho nunca vi esse filme em locadora nenhuma, mas pelo menos lançado em DVD ele foi. É uma questão de garimpar caso se queira assistir...

Adendos: 

-Agressão física contra a mulher: Quais as primeiras providências? - um pequeno guia de como agir em caso de agressão.

- Direitos da mulher - Uma série de artigos sobre direitos das mulheres nas mais diferentes  situações.

- Portal Violência contra a mulher - site completamente dedicado ao assunto- completíssimo. 

PS: Pretendo complementar esse artigo com mais alguns itens. Se você gostou do assunto, não deixe de ver se esse pequeno dossiê teve atualizações (quando isso acontece eu subo o numero da “versão” da postagem). Qualquer dica pra aprimorar o mesmo será muito bem vinda nos comentários. Até!