quinta-feira, 25 de junho de 2009

3°COL, 2°BI – Texto base para a Prova

Não entre em pânico: Basta se preparar!!

Texto base para a prova dos terceiros anos. Se tiverem duvidas quanto a termos, pesquisem e se informem. Não se esqueçam que NÃO PRECISA decorar o texto, já que o mesmo estará disponível na própria prova (aliás, não precisa nem ler aqui se não quiser :-P).

LINHA DO TEMPO CIDADANIA:


SécXVIII/EUA – Acontece o longo processo (1776-1783) que levaria a independência dos EUA em relação a Inglaterra. Os lideres da revolução foram fortemente influenciados por ideais Iluministas (principalmente pela idéias do filosofo John Locke).

1789/França- Logo após a revolução que tirou os privilégios da Nobreza e do Clero, a França Revolucionária proclama a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.

1791/França - Olympe de Gouges, revolucionária francesa, lança o manifesto “Declaração dos Direitos da Mulher”, denunciando a Declaração dos Direitos do Homem como instrumento de cidadania restrita aos componentes do sexo masculino. É decapitada.

SécXIX/Mundo- A situação da classe trabalhadora em geral é bastante desalentadora: trabalham 16 horas por dia, ganham muito mal, não tem direito a férias, trabalham em condições insalubres etc. O descontentamento da população impulsionara vários movimentos operários em busca de direitos para o trabalhador.

1848/EUA - Henry David Thoreau pública “A Desobediência Civil”, obra sobre resistência pacifica que terá decisiva influencia nos movimentos encabeçados por Gandhi e Martin Luher King.

1848/Alemanha – Os Filósofos Karl Marx e Friedrich Engels publicam o Manifesto do Partido Comunista, obra que servirá de base para vários movimentos trabalhistas ao redor do mundo.

1863/EUA- Abolida a escravidão nos EUA. Em 1868, eles obtém direitos iguais aos dos brancos.

1876/EUA- começam a ser promulgadas as Leis Jim Crow (principalmente em Estados e Municípios Sulistas). Tais leis limitavam visavam barrar a freqüência de negros em escolas públicas e ao uso dos transportes públicos, restaurantes, teatros, hotéis, cinemas, balneários. Em muitos estados proibiu-se o casamento entre pessoas de raças distintas. Formatou-se a doutrina do equal but separate, legalizou-se a segregação, conquanto que se fornecessem serviços e condições iguais, para brancos e segregados.
 
1913/EUA- A segregação racial é formalizada na esfera Federal pelo Presidente Woodrow Wilson.

SécXX/Mundo- As organizações trabalhistas conquistam importantes direitos para a classe trabalhadora. Após dezenas de anos de luta, os trabalhadores passam ter direitos como: 13º Salário, Férias, licença saúde, hora extra, adicional para serviços perigosos etc).

1948/Mundo- Publicada pela ONU, a Declaração Universal dos Direitos Humanos estabelece parâmetros básicos para a construção de um mundo mais justo. Como não possui a força de lei, a DUDH não é respeitado por todos os paises (mesmo assim, é um avanço importante).

1955/EUA- A passageira negra Rosa May Parks se nega a ceder seu lugar no ônibus para um passageiro branco e é presa. A população negra iniciou um boicote às companhias de ônibus que durou 381 dias, causando grandes prejuízos, até que, em novembro de 1956, a Suprema Corte declarou inconstitucional a lei de segregação racial dentro dos ônibus. Este episódio foi a partida de um movimento maior encabeçado pelo Reverendo Martin Luther King Junior.

1964/EUA – depois de muita pressão do Movimento Negro capitaneado por Luther King, é aprovada a Lei de Direitos Civis, que proíbe qualquer tipo de discriminação baseada em raça, cor, religião e nacionalidade (e abole as Leis Jim Crow).

SécXX/Parte do Mundo – Movimentos feministas ganham força (principalmente na década de 60), e as mulheres conquistam pouco a pouco direitos antes restritos aos homens (voto, estudo, trabalho, divorcio etc).

2005/Brasil – “Mulheres estudam mais, mas ganham 30% menos que homens” é o título de reportagem do Jornal Folha de São Paulo.

2008/EUA – Eleito o primeiro presidente negro da História Norte Americana, Barack Obama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário